Aprenda Como Colocar sua Empresa na Internet usando o Google Meu Negócio [Guia Passo a Passo]

Acho que você vai concordar comigo quando eu disser:

É extremamente difícil atrair novos clientes para o seu negócio local através da internet.

Tendo ajudado muitas empresas locais com o marketing digital, aprendi que o Google Meu Negócio é o caminho mais eficiente para empresas locais obterem sucesso com a internet, afinal o Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo, com mais de 4 milhões de pesquisas mensais.

Se você quer aumentar a visibilidade local e atrair mais clientes, o Google Meu Negócio é uma obrigação, por isso decidi criar este guia passo a passo para ajudá-lo a extrair o máximo de todas as funcionalidades desta incrível ferramenta.

Bônus ExclusivoClique aqui para ter acesso ao nosso kit Google Meu Negócio e turbine sua presença online. O kit contém 1 checklist com o passo a passo de como otimizar sua conta do Google Meu Negócio e 3 modelos editáveis que lhe mostrarão maneiras comprovadas de como conseguir mais comentários no Google e no Google Maps.

Aqui está uma visão geral de todo o caminho que vamos percorrer neste guia:

Passo a Passo

 

Passo 1. Entendendo o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é de longe a peça mais importante em um jogo online, onde quem consegue ser encontrado por novos clientes de forma consistente é o vencedor.

Na verdade, ele é o ponto máximo de várias habilidades diferentes que você vai precisar dominar, como: consistência de informações (nome, endereço e telefone), citações locais, comentários positivos, backlinks, schema etc.

Neste passo vou mostrar a você o que é, para quem serve e como funciona o Google Meu Negócio.

Vamos lá?

Afinal, o que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é a ferramenta gratuita do Google que permite que empresas e pessoas, que atuam em uma região geográfica específica, criem e gerenciem sua presença online, aumentando a visibilidade local e novas oportunidades de negócios.

Não é nenhum segredo que o Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo.

Mais de 6,5 milhões de pesquisas são realizadas diariamente no mundo e mais de 4 milhões delas são feitas no Google.

A partir de 2011, o Google começou a apresentar resultados de pesquisa orgânica para a área geográfica do pesquisador.

Para entregar resultados relevantes, com base na localização, quando um usuário procurasse por produtos ou serviços próximos a ele, o Google criou ferramentas como o Google Places, Google+ Local e o Maps para empreendedores, como você, listarem suas empresas locais.

O Google Meu Negócio, que tem como nome original Google My Business, foi lançado três anos depois, em 2014. Ele foi a grande a solução do Google para simplificar o gerenciamento de uma ficha cadastral e compilar ferramentas (Google Places, Google+ Local e Maps) que já existiam mas funcionavam de forma separada.

Para quem serve o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é elegível basicamente para dois tipos de empresas ou pessoas:

1) Empresas ou pessoas que atendem os clientes em um local físico, como: restaurante, loja de roupas, farmácia, mecânica, clínica odontológica, cafeteria, hotel etc…; e

2) Empresas de área de serviço – são empresas ou pessoas que atendem clientes dentro de uma área com cobertura específica (bairro, cidade ou raio). Esse grupo pode ser subdividido em 2 subgrupos:

2.1) Empresas ou pessoas que atendem clientes na localidade deles como, por exemplo: encanador, desentupidor, reboque, dedetizadora, massagista, manicure, cerimonialista etc…

Obs.: Uma empresa pode atender os clientes somente no local deles (Ex.: Delivery de Pizza). Assim como também pode atender os clientes no seu espaço físico [Ex.: Pizzaria que atende os clientes no seu endereço físico (restaurante), mas também tem serviço de entrega (Delivery)].

2.2) Empresas ou pessoas que prestam serviços virtuais que queiram atuar localmente, como: agência de marketing digital, Web Designer etc…

Uma pergunta que recebo bastante é:

O Google Meu Negócio também serve para pessoas?

Se você prestou atenção, lá no início eu disse: “o Google Meu Negócio serve basicamente para dois tipos de empresas ou pessoas.”.

Isso quer dizer que “Sim”, o Google Meu Negócio atende perfeitamente a autônomos e profissionais liberais como: advogados, massagistas, dentistas, médicos, psicólogos etc…

Portanto, se você é um profissional liberal e atua em uma região específica, o Google Meu Negócio pode ser um grande aliado.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Pense comigo sobre esta situação:

Um cliente encontra-se nas redondezas da sua empresa e está buscando exatamente por produtos/serviços que a sua empresa oferece.

Talvez ele tenha até visto alguma placa ou ouvido falar da sua empresa ou de um concorrente seu, por meio de um parente ou amigo.

Mas como ele faz parte dos 82% de usuários de smartphones no Brasil que pesquisam na internet quando estão procurando uma empresa localele resolve fazer uma busca no Google, ou no Google Maps ou até mesmo (em breve) poderá fazer buscas com a câmera do seu celular através da nova ferramenta do Google (Google Lens).

O que ele encontrará como resultado?

Só quem pode responder a esta pergunta é você.

Não sei qual foi a sua resposta, mas você tem de concordar comigo que esse potencial cliente deveria encontrar todas as informações sobre a sua empresa e sobre seus produtos ou serviços, não é mesmo?

É aí que entra o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio oferece 3 grandes ferramentas do Google:

Pesquisa, Google Maps e Google +.

Ao listar a sua empresa no GMN, você disponibilizará as informações da sua empresa nos resultados de pesquisas do Google.

Também exibirá informações de localização e contato quando alguém buscar o seu local no aplicativo Google Maps no celular, tablet ou desktop.

Além de marcar presença na rede social do Google, o Google Plus, para se conectar com pessoas interessadas na área de especialização da sua empresa.

O Google Meu Negócio faz com que a sua empresa apareça nos resultados locais, e estes resultados podem ser retornados de diversas maneiras para o usuário.

Vamos ver algumas variações de como a sua empresa pode aparecer nos resultados:

Pacote Local

É o pacote de 3 resultados que aparecem para a maioria dos termos de pesquisa local.

pacote_local_pesquisa_google

Acredite, este mesmo pacote de 3 resultados já foi, no passado (até 2015), um pacote que apresentava 7 resultados.

O Google já começou a exibir anúncios nos pacotes locais nos EUA, geralmente após testarem por lá o Google lança para todo o mundo, e isso inclui nós brasileiros.

anuncio_pesquisa_local

O que isso quer dizer?

Ranquear entre os 3 primeiros do pacote local será uma batalha que poucos vencerão.

Pacote Local ABC

É um pacote de 3 resultados com A, B e C à esquerda de cada resultado. Nenhuma estrela de revisão e notas das avaliações aparecem para este tipo de pacote. Esse tipo de resultado retorna para termos de busca de marcas, como “Starbucks”, “Outback” etc.

pacote_local_abc

Pacote Local de Lanche (Tradução do termo original “Snack Pack”)

Este estilo de pacote local de 3 resultados aparece para refeições, hospitalidade e termos relacionados a entretenimento. Os resultados têm como principal característica uma foto no lugar do link para o site e da rota para a empresa.

pacote_local_lanche

Localizador Local

É a lista completa de resultados que aparece ao clicar no link “Mais lugares” na parte inferior de um pacote local.

Painel de Conhecimento

É a caixa que aparece nos resultados de pesquisas com as seguintes informações:

  • Nome da Empresa
  • Endereço
  • Número de Telefone
  • Logotipo da Empresa
  • Fotografias do Negócio
  • Rota
  • Street View
  • Site
  • Revisões
  • Comentários
  • Horário de Funcionamento
  • E mais algumas informações dependendo do seu segmento de mercado

Você tem acesso ao painel de conhecimento em duas situações:

1) Pesquisa Direta – é quando você procura uma empresa pelo nome no Google; e

2) Descoberta – ao clicar em um dos resultados retornados ao buscar por algum termo.

Agora que você entendeu melhor o Google Meu Negócio é hora de mergulhar de cabeça nesta incrível ferramenta.

Vamos colocar a mão na massa!

 

Passo 2. Como se cadastrar no Google Meu Negócio

Antes de listar sua empresa local no Google Meu Negócio é preciso ter uma conta de email no Google.

Dica Profissional: Tenha um email com a marca da sua empresa.

Existe um milhão de motivos pelos quais você precisa de um email que remeta à sua marca, mas sinceramente, a razão nº 1 é gerar legitimidade.

O que fazer? Use o G Suite, ele é simples e o valor é justo. Se você quiser um desconto de 20%, envie um email para leo.nogueira@elolocal.com.br.

O objetivo é livrar-se do @gmail e ter um endereço de email anexado ao seu nome de domínio.

Obs.: É preciso ter um domínio (suaempresa.com.br) e um serviço de hospedagem.

Com o seu email em mãos é hora de se cadastrar!

Etapa 1) Vá até o site do Google Meu Negócio e clique em “COMECE AGORA”;

plataforma_google_meu_negocioObs.: Se você estiver usando o Google Chrome, a conta será criada automaticamente com email que você está logado. Portanto, confira se o email que você está logado é o email com o qual você quer se cadastrar.

Caso esteja usando outro tipo de navegador, ele solicitará acesso ao email para prosseguir no cadastramento.

Etapa 2) Preencha os campos informando:

  • Nome do Negócio;
  • País/Região;
  • Endereço (Endereço de correspondência, bairro, cidade, estado, código postal);
  • Telefone;
  • Categoria do seu Negócio (Segmento de Mercado);
  • Website (Caso tenha); e
  • Marcar “Sim” ou “Não” se você entrega ou presta serviços para seus clientes no local deles.

Após preencher todas as informações clique em “Continuar”.

Obs.: No capítulo 4, vou aprofundar em como otimizar cada informação sobre a sua empresa, para que você possa tirar o máximo de proveito do Google Meu Negócio.

Etapa 3) Confirme as informações fornecidas, marcando a caixa de seleção em que você valida que está autorizado a gerenciar a empresa e aceita os termos de serviço.

Clique em “Continuar”.

Etapa 4) Nesta etapa, serão apresentadas 2 opções:

Opção 1 (Recomendada) – Solicitar imediatamente o Cartão Postal de Confirmação; e

Opção 2  – Solicitar o Cartão Postal mais tarde.

Ao longo do guia, não irão faltar exemplos sobre a importância de se ter uma conta verificada.

Clique na botão “Correio” para receber o quanto antes o seu cartão de confirmação.

pin_google_meu_negocio_correio

Aqui você pode inserir o nome do destinatário (seu nome próprio) ou pode deixar em branco (o destinatário será a sua empresa) e clique em “Enviar cartão-postal”.

aparecer_no_google

Nesta tela, o Google diz que o prazo do código enviado é de 30 dias, clique em “Continuar”.

verificar_conta_google_my_business

Etapa 5) Você será encaminhado para uma grande novidade do Google Meu Negócio, que é o Google Website Builder, onde é possível criar um site gratuito para a sua empresa.

Obs.: Vou me aprofundar nesta nova ferramenta do Google Meu Negócio, no Passo 7. Se você quiser ir direto para lá é só clicar aqui.

Caso você clique em “Não Obrigado”. Não se preocupe, você poderá criar seu website mais tarde a partir do painel de controle.

Pronto, agora você está cadastrado no Google Meu Negócio!

Como Reivindicar Propriedade de um Local

Ao seguir os passos listados anteriormente, você descobre que a sua empresa está pré-cadastrada no Google.

Você deve estar se perguntando, como isso é possível?

Em muitos casos o Google reúne informações de algumas fontes, como: facebook, diretórios locais (Tripadvisor, Booking, Kekanto, Yelp) e cria o cadastro de uma empresa de forma automática.

Como não são informações confirmadas pelo proprietário da empresa, mas sim de usuários, muitas vezes estas informações não são precisas.

O que fazer?

A solução é reivindicar o seu local.

Mas como reivindicar?

É o que eu vou explicar a seguir.

Como Reivindicar Propriedade (Página Não Verificada)

Você pode solicitar a reivindicação da sua empresa de 3 formas diferentes:

1) A partir do Google Meu Negócio (imagem mostrada acima);

2) Pesquisando sua empresa no Google; e

3) Pesquisando sua empresa no Google Maps.

Todas as opções de cima o levarão para a mesma página, basta seguir as etapas já listadas acima para seguir no cadastramento do seu local.

confirmar_google_meu_negocio

Muitas pessoas me perguntam o que fazer quando elas que querem reivindicar a propriedade de uma ficha cadastral, mas o endereço cadastrado está errado e o cartão postal com o código de verificação chegará no endereço errado impossibilitando-as de verificar a empresa.

Como eu mostrei anteriormente, na hora de solicitar o cartão postal o Google lhe dá 2 opções:

1) Solicitar o código imediatamente; e

2) Solicitar mais tarde.

Portanto clique na opção “Confirmar mais tarde”, atualize o endereço e só após, solicite o cartão postal.

Outra situação, não muito comum, mas possível de acontecer é quando você tenta cadastrar a sua empresa e descobre que não só a sua empresa está cadastrada, como também foi verificada.

É possível reivindicá-la, mas o processo não é tão simples quanto reivindicar uma empresa não verificada.

Como Reivindicar Propriedade (Página Verificada)

Etapa 1) Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora” ou se você já tem uma conta clique em “Adicionar local”;

Etapa 2) Pesquise o nome comercial da empresa e selecione a conta desejada;

Etapa 3) Todos os campos serão preenchidos automaticamente, então clique em “Enviar”;

Etapa 4) No pop-up que abrir clique em “Solicitar propriedade”;

Etapa 5) Preencha o formulário com todas as informações solicitadas e clique em “Enviar”;

passo4_reivindicar_empresa_google_meu_negocio

Etapa 6) Clique em “OK”.

passo5_reivindicar_empresa_google_meu_negocio

Pronto sua solicitação de gerenciamento foi enviada.

O proprietário tem a opção, em até 7 dias, de aceitar ou rejeitar a sua solicitação.

aceitar_reivindicacao_google_meu_negocio

Caso sua solicitação seja negada pelo proprietário atual, e você realmente for o responsável pelo pela empresa cadastrada junto ao Google Meu Negócio, sugiro entrar em contato com o Suporte do Google, veja como:

Etapa 1) Acesse a Ajuda do Google Meu Negócio e clique em “Corrigir Problema”;

acesso_suporte_google_meu_negocio

Etapa 2) Clique em “Propriedade ou acesso à minha empresa”;

canal_suporte_google_meu_negocio

Etapa 3) Clique em “Outra pessoa aparece como proprietária da área de cobertura da minha empresa ou a verificou”;

Etapa 4) Escolha qual por qual canal de atendimento você gostaria de ser atendido.

Agora você já está com a sua empresa cadastrada é hora de verificar a sua ficha cadastral.

 

Passo 3. Como Verificar sua Conta do Google Meu Negócio

Há um milhão de motivos para você verificar a sua empresa e eu vou lhe mostrar alguns deles aqui.

Informações Precisas

Como mencionei anteriormente o Google cria fichas cadastrais a partir de informações que ele reúne de usuários e de outras plataformas, como estas informações não foram inseridas por você, proprietário do negócio, muitas vezes elas estão erradas.

O processo de verificação permite que você publique informações precisas e atualizadas sobre a sua empresa.

Acesso a todas as funcionalidades

Uma ficha cadastral que não esteja verifica tem muitas limitações quanto às ferramentas disponibilizada pelo GMN como: acesso aos insights, acesso  aos comentários, criar postagens e disponibilizar bate-papo.

local_nao_verificado_google_meu_negocio

Segurança

A verificação ajuda a garantir que as informações fornecidas sobre a sua empresa estejam seguras e que somente você ou alguém com a sua permissão, tenha acesso e possa editá-las.

Caso o seu local ainda não esteja verificado, a opção “Reivindicar esta empresa” fica disponível. Portanto, qualquer pessoa pode reivindicá-la.

Como Verificar uma Ficha Cadastral

Existem várias formas de verificar uma ficha cadastral:

  • Cartão Postal;
  • Telefone;
  • Email; e
  • Google Search Console.

Verifique quais opções estão disponíveis para o seu local.

A verificação por Cartão Postal é a mais comum.

O Google afirma que “o cartão chega em até 12 dias”, mas você tem de concordar comigo que os serviços dos Correios não é lá grandes coisas. Por isso pode ser que demore um pouco mais que isso.

Outra informação importante que o Google fornece é que o prazo do código enviado é válido por 30 dias, ou seja, se o seu cartão de confirmação chegar no 31º após a solicitação, o código estará expirado. De qualquer maneira faça um teste e verifique se ele ainda está válido.

O Cartão Postal com o código de verificação que você irá receber é parecido com este:

cartao_confirmacao_google_meu_negocio

Vamos às etapas para verificar sua empresa:

Etapa 1) Acesse sua conta do Google My Business e clique em “INSERIR CÓDIGO”, ou “Verificar local” ou acesse https://google.com/verifymybusiness;

verificar_lista_google_my_business

Etapa 2) Na página que abrir, insira o seu código de verificação de 5 dígitos e clique em “Enviar”.

codigo_verficacao_googe_meu_negocio

Parabéns, a sua empresa está verificada e você terá acesso a todos os dados e funcionalidades.

Meu Cartão Postal não chegou

Calma, se o seu cartão postal não tiver chegado em até 30 dias após a solicitação, você pode solicitar outro código.

Neste caso, você pode seguir as seguintes etapas:

1) Acesse sua conta do GMN e clique em “INSERIR CÓDIGO” ou acesse diretamente https://google.com/verifymybusiness;

verificar_lista_google_my_business

2) Na página que abrir, clique em “Solicitar outro código”.

novo_codigo_verificacao_google_my_business

Se você já tiver solicitado mais de quatro vezes o código de verificação e não obtever sucesso, você pode solicitar a verificação através da Ajuda do Google.

Veja como:

Etapa 1) Acesse sua Conta do Google Meu Negócio e no Painel de Controle role a barra lateral até o final da página e clique em “Ajuda” ou clique em “Suporte” no Painel;

suporte_google_meu_negocio

Etapa 2) Um nova aba será aberta, role a barra lateral até o final e clique em “Precisa de mais ajuda?”;

ajuda_google

Etapa 3) Clique em “verificação”;

verificacao_ajuda_google

Etapa 4) Clique em “Solicitei um cartão postal há mais de 14 dias ”;

solicitar_verificacao_suporte_google

Etapa 5) Na próxima tela que abrir, clique em “entre em contato conosco”;

suporte_google

6) Preencha o formulário com as informações solicitadas e aguarde o contato do Google.

formulario_ajuda_google

Com sua empresa cadastrada e verificada é hora de editar e otimizar sua presença digital.

E isso nos leva ao próximo passo!

 

Passo 4. Como Editar e Otimizar sua Presença Online

Para acessar as informações da sua empresa acesse o Painel de Controle do seu local.

informacoes_empresa_google_meu_negocio

Clique em “Informações” ou em “Editar”

informacoes_local_google_meu_negocio

Vou explorar  e lhe dar dicas sobre cada informação:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Categorias;
  • Horários;
  • Website;
  • URLs Opcionais;
  • Informações Avançadas; e
  • Fotos.

Vamos lá?

Nome

nome_negocio_local_google_meu_negocio

O nome parece algo tão simples e inofensivo, você pode achar que nem temos muito o que falar sobre ele, não é mesmo?

Mas não é bem por aí não.

Existem muitas dicas rolando pela internet sobre colocar o segmento da sua empresa ou a cidade no nome do seu local no Google Meu Negócio.

A não ser que o seu nome real seja composto pelo seu segmento de mercado, por exemplo:

O nome da minha Agência é Elo Local, então é considerado spam se eu colocar no nome do meu local: Agência de Marketing Digital Elo Local ou Elo Local – Marketing Digital.

Se você pesquisar por “marketing digital”, você verá, no pacote local, resultados repletos de exemplos de spam. Prática, infelizmente, adota por “especialistas” que deveriam dar exemplo.

Atualmente, há uma grande discussão entre os maiores especialistas dos EUA em SEO Local sobre esta prática.

Há 3 grandes verdades sobre esta discussão:

1) Utilizar o segmento (ou ramo de atividade), a não ser que realmente faça parte do nome da sua empresa, ou a cidade no nome da sua empresa, aumenta suas chances de se classificar nas primeiras posições do Google;

2) A prática é considerada SPAM pelo Google;

3) O Google não tem punido quem vem utilizando essa prática para classificar melhor nas pesquisas locais.

A questão que você vai enfrentar é a seguinte:

O Google punirá o meu negócio de alguma forma se eu decidir fazer isso?

Se você acha que o Google não punirá o seu negócio, então tudo bem, você por sua conta pode fazer isso.

Se você acha que ele punirá o seu negócio por violação de regras, então você deve avaliar levando em consideração se vale a pena o risco / recompensa.

Não tenho ideia de quais medidas o Google vai tomar sobre isso.

Você talvez esteja apenas ciente das vantagens desta prática, mas também tem de estar atento aos possíveis riscos negativos.

Jogar pelas regras é totalmente desvantajoso no momento, mas vale a pena correr o risco de começar do zero?

Quem decide é você.

Espero que o Google corrija este problema de spam o quanto antes.

Endereço

O endereço faz parte do tripé fundamental em uma estratégia de SEO Local que é o NAP (Name, Adress e Phone), traduzindo para o português essa sigla fica NET (Nome, Endereço e Telefone).

Para que um negócio local possa vender, primeiro é preciso atrair clientes para o seu ponto comercial. Portanto fornecer o endereço preciso é de extrema importância, pois é através desta informação que os clientes podem chegar até o seu negócio ou nunca chegar, não é mesmo?

Um ponto errado, uma abreviação errada e até uma vírgula no lugar errado podem ser o suficiente para o fracasso da sua listagem no Google Meu Negócio.

No preenchimento do endereço são solicitadas as seguintes informações: País, Endereço de Correspondência (Nome da Rua ou Avenida e Número da Loja ou Escritório ou Casa), Bairro, Cidade, Estado e Código Postal (CEP);

endereco_local_google_meu_negocio

Para que os clientes o encontrem com facilidade, amplie o mapa e certifique-se de que o pino está posicionado na localização correta.

localizacao_pino_google_meu_negocio

Você percebeu que existe uma opção disponível “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”?

Você deve estar se perguntando:

Para que serve esta opção?

Vamos à resposta:

Nem todas as empresas locais atendem seus clientes em um local físico. Algumas atuam em endereço residencial e outras são virtuais e não tem local físico para os clientes visitarem.

Veja exemplos de empresa que se encaixam neste perfil:

Encanador, desentupidor, reboque, dedetizadora, massagista, manicure, cerimonialista, agência de marketing digital, web designer etc…

Ao marcar “Sim” nesta opção, novas opções são abertas:

empresas_area_servico_google_meu_negocio

No primeiro grupo você terá de escolher entre duas opções:

1) Se a sua empresa irá atuar em todo o CEP de uma cidade; ou

2) Se você irá atuar em um raio específico (em km).

Dica: Qualquer raio de serviço que ultrapasse 50 km irá diminuir suas chances de classificação a praticamente zero.

Mesmo com o raio abaixo de 50 km é difícil classificar por toda uma cidade, pois após a atualização do algorítimo do Google (Possum), um dos fatores mais fortes de classificação têm sido a proximidade do usuário com o item buscado.

A próxima opção é a caixa de seleção, ela também lhe dá duas opções:

1) Marcar a caixa de seleção.

Digamos que você tem uma pizzaria e atende os clientes no seu local físico, mas também tem um serviço delivery, esta opção é perfeita para você.

2) Deixar a caixa de seleção em branco.

Ao deixar a caixa de seleção em branco você irá ocultar seu endereço, caso você atue, por exemplo, na sua casa ou digitalmente, como é o caso aqui da Elo Local.

raio_de_cobertura_google_maps

Obs.: Ao deixar a caixa de seleção em branco é importante que você tenha consciência de que a sua empresa não ficará visível no Google Maps como um endereço específico. Mas fará parte dos resultados, caso alguém procure por produtos ou serviços do seu segmento.

Telefone

telefone_googel_my_business

Um dos principais objetivos de uma estratégia de SEO Local de sucesso é enviar sinais consistentes da sua empresa ao Google.

A dica aqui é utilizar o seu número fixo de telefone (caso você tenha). Não existe dados que comprovem, mas acredito que o telefone fixo além de dar maior confiabilidade ao usuários que procuram por sua empresa, também exerce um papel importante nas buscas locais, acompanhe o meu raciocínio:

O número de telefone aqui no Brasil é composto pelo:

  • Código de área (conhecido como DDD);
  • Prefixo (Indica localidade e bairro); e
  • Ramal.

Nas buscas locais, a distância é um dos fatores de classificação, ou seja,o espaço físico entre cada resultado de pesquisa em potencial e o termo de local usado na pesquisa.

Em outras palavras, se a sua empresa satisfaz um termo buscado por um usuário, quanto mais perto sua empresa estiver deste usuário maior a probabilidade de sua empresa ser retornada como um resultado para o usuário. Após a atualização do Possum isso ficou ainda mais evidente.

Como o prefixo envia sinais claros de que aquele número pertence a uma localidade ou bairro específico dentro de uma região mais ampla, suas chances de ser encontrado por potenciais clientes aumenta.

Já um número de telefone celular, pode pertencer a qualquer parte de uma cidade ou até mesmo de um estado.

Caso a sua empresa tenha um telefone 0800, não é aconselhável usá-lo como número de telefone principal.

Novamente, minha recomendação é ter um número fixo como principal, considerando que as pessoas normalmente querem se relacionar com você para localizar seu negócio e estão mais aptas a ligar para um número local versus um número gratuito que pode ir parar em um call center.

Como você pode ver na imagem acima, é possível cadastrar um telefone principal e mais dois telefones adicionais.

Números de telefones celulares e gratuitos podem ser cadastrados nos números adicionais.

Categorias

Do ponto de vista dos rankings locais, a categoria é a informação mais importante que você deve otimizar na sua conta do Google Meu Negócio.

As categorias são o que descrevem a sua empresa, portanto são elas que conectam os clientes, quando procuram por produtos ou serviços que você oferece, à sua empresa.

O Google não permite que você especifique o seu local de forma livre, ou seja, não permite que crie sua própria categoria. Ao invés disso, as categorias são pré-definidas e o Google mantém uma lista com milhares de categorias que descrevem empresas locais.

Ao digitar os caracteres de uma palavra-chave que descreve o sua empresa você, provavelmente, encontrará uma categoria que descreva o seu negócio ou chegará próximo disso.

categorias_google_meu_negocio

Dica: Adicione quantas categorias, relevantes para o seu negócio, você puder à ficha cadastral da sua empresa no Google Meu Negócio.

Talvez você tenha visto o próprio Google orientando claramente:

  • “Não adicione seu negócio a muitas categorias: tenha uma ou duas categorias representantes e cuidadosamente selecionadas para o melhor funcionamento.”
  • “Usar o menor número possível de categorias para descrever seu negócio principal entre as opções listadas.”

Você deve estar se perguntado neste momento: “Quem eu devo ouvir, agora?”.

O que acontece aqui é que as coisas mudaram bastante ao longo dos últimos anos e mesmo que o sistema automatizado de revisão do Google não aceite uma ou duas categorias listadas por você, isso não é considerado spam, desde que você selecione categorias relevantes para o seu negócio.

Portanto, digamos que você tem um restaurante “self-service” que também serve comida japonesa no buffet, é relevante selecionear também “restaurante japonês”. No seu restaurante, você também tem um espaço que serve café, bolos e sobremesas, também é relevante selecionar “cafeteria” e “buffet de doces e sobremesas”.

Estamos entendidos? Então vamos ao próximo tópico.

Horários

Liste as horas corretas de funcionamento da sua empresa.

horarios_local_google_meu_negocio

Você também pode adicionar horários especiais para alguma programação diferente da normal como feriados ou ocasiões sazionais.

horarios_especias_google_my_business

Site

Certifique-se de que o URL do seu site esteja correto.

A dica aqui é se colocar no lugar do usuário e se perguntar:

Qual página eu desejaria visitar se estivesse procurando mais informações sobre uma empresa?

Não há uma regra, mas o ideal é uma página que contenha todas as informações da sua empresa como endereço, telefone, serviços prestados, se for o caso, que tenha também os valores dos produtos ou serviços, imagens do local, imagens da equipe (se tiver).

O importante é nutrir o usuário com todas as informações relevantes de que ele precisa para fechar negócios com você.

URLs Opcionais

O Google lançou recentemente uma nova funcionalidade que eles deram o nome de “URLs de negócios locais”.

urls_negocios_locais

Você pode incluir links para ações específicas, como:

  • reservar um compromisso;
  • efetuar um pedido;
  • reservar uma mesa;
  • procurar itens; e
  • visualizar o menu.

Praticamente todas as empresas podem adicionar “URLs de negócios locais” agora. Mas alguns tipos de URLs (efetuar um pedido, reservar mesa, visualizar o menu) estão disponíveis para empresas específicas, como: restaurante, lanchonetes, sorveterias etc.

urls_opcionais_google_meu_negocio

O URL não aparecerá por completo. O Google não mostrará a subpágina (por exemplo, “seusite.com.br/contato”) ou subdomínio (por exemplo, “contato.seusite.com.br”) na URL. Eles simplesmente mostrarão “seusite.com.br”. É uma URL de exibição.

Dica: Você pode adicionar uma URL da sua página “Fale conosco” ou criar uma Landing Page específica. A regra aqui é ser criativo e entregar o máximo de informações relevantes para os usuários

Fotos

As fotos são a primeira impressão dos clientes sobre a sua empresa, produtos ou serviços. Se lembra do ditado: “A primeira impressão é a que fica.”, como você quer ser lembrado por potencias clientes?

Estamos inseridos em uma cultura digital visual, o Instagram e o Pintrest não me deixam mentir. Fotos de qualidade são uma forma de influenciar potenciais clientes a optarem por você ao invés de um concorrente.

Na ajuda do Google, o artigo sobre “Adicionar imagens da empresa local” é bem vago sobre o tamanho das imagens e como gerenciar e otimizar este item tão importante na construção de uma presença online de sucesso.

Há vários tipos de fotos que você pode adicionar à ficha cadastral da sua empresa, como:

Foto de Perfil

A principal função da sua foto de perfil é representar sua identidade. Ela é usada quando você posta uma foto ou responde a um comentário.

Sua foto de perfil deve ter: 250 x 250 pixels (mínimo 120 x 120, máximo 5200 x 5300).

Foto de Capa

Sua foto de capa deve mostrar a personalidade da sua empresa. Essa foto será a primeira a ser exibida na sua ficha cadastral na Pesquisa Google e no Google Maps.

Ela deve ter: 1080 x 608 pixels (mínimo 480 x 270, máximo 2120 x 1192)

O Google também sugere fazer o upload de fotos adicionais para empresas específicas para ajudar os clientes a entender o que a empresa tem para oferecer.

Por exemplo, as empresas devem incluir imagens como:

  • Fotos 360º (Você pode criar imagens em 360º com o aplicativo Street View);
  • Fotos da parte interna da empresa (Adicione pelos menos 3 imagens que capturem a atmosfera do negócio como áreas comuns, spa, academia ou sala de jantar);
  • Fotos da parte externa da empresa (Adicione pelo menos três imagens da parte externa para tornar mais fácil para os clientes reconhecerem o negócio a partir de qualquer direção);
  • Foto de Produtos (Inclua pelo menos três fotos dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa);
  • Foto dos Alimentos e Bebidas (Apresente aos clientes os alimentos e bebidas que você oferece no seu estabelecimento);
  • Foto do Cardápio (Inclua uma foto atualizada do cardápio);
  • Foto da Equipe (Adicione três ou mais fotos de funcionários e gerentes para humanizar o negócio); e
  • Identidade (Aqui estão incluídos as fotos de capa, perfil e logotipo da sua empresa).

As opções de fotos listadas acima devem ter 497 x 373 pixels (largura mínima 497, máximo 2048 x 2048)

Em todas as fotos que vão compor a parte visual da sua empresa no Google Meu Negócio esteja atento a 3 fatores importantes:

1) Tamanho e Tipo das imagens (Tamanho entre 10KB e 5MB e Tipos de Arquivos PNG ou JPG);

2) Qualidade (as fotos devem ser de alta qualidade e foco, sem filtros excessivos ou edição);

3) Conteúdo (Imagem também deve ser tratada como conteúdo, o Google tende a classificar melhor para fotos reais, que representem de fato o seu negócio).

Até aqui falamos sobre o que fazer, mas o que não fazer?

Bem se você quer ter sucesso , é importante aderir às diretrizes do Google sobre fotos.

Tente manter sua empresa longe das seguintes práticas:

  • A imagem não pode ser protegida por direitos autorais;
  • Não pode ser uma captura de tela;
  • Não pode ser de má qualidade (muito escura, desfocada etc).

Dica: O Google parece não gostar de imagens que apenas apresentem texto.

E, obviamente, não pode ser de natureza pornográfica, não pode promover o ódio ou incitar a violência, e não pode envolver qualquer tipo de invasão de privacidade.

Tour Virtual 360

O tour virtual não faz parte desta seção, mas como estamos falando sobre fotos vou aproveitar e falar sobre a possibilidade de incluir uma imagem em 360º da sua empresa no GMN.

Para inserir uma imagem em 360º você terá de contratar um profissional do program trusted do Google, siga estas etapas:

Etapa 1) Acesse o painel de controle e clique em “Adicionar tour virtual”;

tour_virtual_360_google_meu_negocio

Etapa 2) Clique em “Receber Cotação Gratuita”;

360_graus_google_meu_negocio

Etapa 3) Aguarde o contato de um Profissional do Programa Trusted.

street_view_google_meu_negocio

Aqui você pode saber mais sobre o Google Street View e pode ver também a lista completa dos profissionais por cidade.

Clique aqui para ver um exemplo de uma empresa dos EUA que apresenta o tour virtual na sua ficha cadastral.

Os serviços de tour virtual custam em torno de R$600,00 o pacote mais básico.

Funções Avançadas

  • Código da Loja
  • Etiquetas

A definição das funcionalidades código de loja e etiqueta em uma palavra seria: organização.

Esta funcionalidade é usada por pessoas gerenciam muitos locais.

 Se você tem 1000, então você provavelmente usará rótulos. Se você tem apenas um local, eles não são necessários.

Você pode saber mais sobre código de loja neste link.

Você pode saber mais sobre etiquetas aqui.

Telefone de extensões de local do Google Adwords

Esta opção é para quem tem uma extensão de localização configurada no Google AdWords.

Para saber mais sobre extensões de locais no Google AdWords acesse aqui.

Uma dica que pode facilitar a gestão no dia-a-dia da sua empresa é o Aplicativo Google Meu Negócio.

Disponível em Android ios, com o aplicativo é possível ter acesso a todas as informações da sua empresa de forma rápida e simples.

Passo 5. Como Conseguir mais Avaliações e Comentários

Embora os comentários não tenham feito parte da versão inicial do Google Maps, ao serem adicionados fizeram logo sucesso, sabe por quê? Os consumidores adoram comentários.

Pesquisam apontam que 84% das pessoas confiam em avaliações online tanto quanto em uma recomendação pessoal.

A pontuação das Avaliações é uma escala de 1 a 5 estrelas.

avaliacoes_google_meu_negocio

Você já deve ter ouvido a seguinte frase:

Tenho uma boa e uma má notícia para te contar, qual você quer ouvir primeiro?

Trazendo essa frase para este passo fundamental do nosso guia, os comentários tem um lado bom e um lado ruim.

Com certeza a boa notícia é a maior e melhor parte, por isso vou falar da pior parte primeiro deixando o melhor para o final, tudo bem?

Lado ruim dos Comentários

Qualquer pessoa pode deixar uma avaliação e/ou um comentário sobre a sua empresa no Google Meu Negócio.

A seção comentários serve basicamente para você acompanhar os comentários e avaliações deixados pelas pessoas e também para que você possa respondê-los.

painel_comentarios_google_meu_negocio

Se você prestou atenção à minha primeira frase sobre este tópico, eu digo “qualquer pessoa” e disse isso de forma proposital, pois qualquer pessoa que tenha uma conta no google pode avaliar uma empresa ou deixar um comentário sem sequer ter estado nela antes, é algo que foge do controle.

É normal a queixa de muitas donos de negócios de estarem recebendo avaliações e comentários negativos por mais diversos motivos:

  • Concorrentes e pessoas mal intencionados;
  • Usuários do Google Local Guides em busca de pontuação (Um programa do Google em que pessoas são recompensadas ao contribuírem com comentários, avaliações e fotos de lugares.); e
  • Por aqui no Brasil eu ainda não vi nenhum caso, mas lá nos EUA, como o Google Meu Negócio é mais difundido, já existem casos de extorsão. A pessoa avalia negativamente uma empresa várias vezes e solicita um determinado valor para retirar os comentários e avaliações negativas.

Bem, o Google possui sua Política de Avaliação, mas assim como no caso do spam nos nomes (segmento e nome da cidade no nome) ele não aplica as sanções cabíveis quando são reportados comentários com sendo falsos e avaliações spam.

É claro que há muitos casos em que as empresas não prestam bons serviços e querem excluir comentários negativos, se este for o seu caso, a minha dica é procure responder ao comentário, sendo solícito ao problema relatado e óbvio invista na melhoria do seu atendimento.

Mesmo o filtro de avaliações do Google não sendo muito eficiente eu lhe aconselho a 2 soluções para tentar lidar com esta desagradável situação da melhor forma possível.

1) Sinalize o comentário como spam, confira como fazer:

Etapa 1) Acesse o Google Maps, procure pela ficha cadastral da sua empresa e clique em comentários;

avaliacoes_google_meu_negocio

Etapa 2) Procure pelo comentário indesejado, clique nos três pontinhos do lado direito e clique novamente em “Sinalizar como inadequado”; e

Etapa 3) Coloque seu email, escolha o tipo de violação que mais se encaixa ao seu caso e clique em “Enviar”.

spam_avaliacao_google_meu_negocio

Muitas sinalizações irão resultar em nada, se este for o seu caso lhe aconselho a segunda solução:

2) Entre em contato com o suporte do Google

Muitas pessoas não sabem, mas é possível entrar em contato com o suporte do Google por e-mail, telefone e chat.

Eu explico mais à frente como entrar em contato com o suporte do Google.

Caso nenhuma das duas ações citadas acima vai resolver o seu caso, então recomendo, fortemente uma terceira ação:

3) Responder aos comentários deixando bem claro três informações:

  • A pessoa que deixou o comentário não se encontra em seus registros de clientes;
  • Diga que gostaria de entrar em contato para tentar entender melhor o problema; e
  • Solicite para que a pessoa informe um meio de contato.

Essas 3 ações podem minimizar drasticamente alguns danos que comentários spam podem causar.

Obs.: Não é muito claro se as revisões ruins têm efeito sobre a forma como o seu negócio se classifica dentro dos algorítimos de pesquisas locais.

Acredite, não só de coisas ruins são feitos os comentários, vamos falar agora sobre:

A parte boa dos Comentários

Comentários e avaliações são apontados por especialistas como sendo o 5º fator de maior peso para uma boa classificação nos resultados de pesquisas locais.

fatores_seo_local_2017

Pesquisas confirmam que três em cada quatro consumidores que consideram útil uma informação obtida através de uma busca na web estão mais propensos irem até uma loja física.

As avaliações e comentários não são apenas fatores importantes para a classificação nas pesquisas locais, mas também ajuda a converter potenciais clientes que baseiam sua opinião nos comentários de outros clientes.

A vozes dos clientes desempenham, mais do que nunca, um papel muito importante no sucesso do seu negócio local.

A cada ano o Google vem aprimorando seu algorítimo para a análise semântica das informações. E como isso impacta sua empresa?

O Google não está de olho apenas na quantidade de avaliações ao avaliar a popularidade da sua empresa, ele consegue ver o que está sendo falado nesses comentários também. Portanto, se os clientes de um massoterapeuta mencionam frequentemente um certo tipo de tratamento em suas análises, provavelmente, este massoterapeuta, irá classificar melhor para esse tratamento específico.

Falando em algorítimo, apenas os engenheiros do Google sabem com certeza quais são os fatores utilizados avaliar comentários e avaliações, mas os especialistas em SEO Local, através de testes, chegaram a 6 fatores:

  • Volume (Quanto mais avaliações e comentários,melhor);
  • Conteúdo (Adjetivos como “melhor”, “excelente”, “fantástico” lhe ajudarão a classificar melhor);
  • Diversidade (Incentive comentários em outras plataformas, como: Facebook, Yelp, Tripadvisor, booking etc);
  • Estrela/Classificação numérica (Na verdade, a classificação numérica irá desempenhar um papel maior ao influenciar um potencial cliente na escolha por sua empresa);
  • O Revisor (Há evidências de que avaliações e comentários de usuários ativos tem um peso maior); e
  • Frequência (A frequência com que os clientes deixam comentários pode afetar os ranking da sua empresa, pesquisas apontam que 73% dos consumidores acham irrelevantes avaliações anteriores a 3 meses);

Para promover a reputação do seu negócio, assim como também melhorar sua classificação nas pesquisas locais é importante desenvolver uma estratégia para incentivar seus clientes a deixarem avaliações e comentários sobre sua empresa.

E como conseguir mais comentários?

Vou apresentar algumas ideias:

  • Treine seus funcionários que têm contato direto com os clientes para solicitarem uma avaliação após a conclusão dos serviços;
  • Crie materiais impressos para serem entregues ao seus clientes; Quer um modelo editável para que você possa colocar as informações da sua empresa e entregar aos seus clientes? Acesse aqui;
  • Crie um link direto e exclusivo para a Revisão do Google, compartilhe o URL com seus clientes (Lista de email ou Lista de transmissão WhatsApp) e consiga mais avaliações. Se você quer saber como gerar este link (passo a passo) acesse o kit aqui.

Não consider fazer parte da sua estratégia de avaliações:

  • Criar perfis falsos para fazer avaliações sobre a sua própria empresa;
  • Pagar terceiros para publicar avaliações se passando como clientes; e
  • Tentar prejudicar seu concorrente criando avaliações falsas sobre o negócio dele.

Sem a menor sombra de dúvidas, as avaliações são uma parte fundamental em uma estratégia de sucesso online e toda atenção dedicadas à ela renderão bons frutos.

 

Passo 6. Como Analisar seus Resultados no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma prova viva da indiscutível vantagem do marketing digital em relação ao marketing offline, por sua capacidade de mensurar resultados.

A aba “Insights” lhe dá uma visão estratégica do seu local, com o acompanhamento e análise das métricas e KPIs fica muito mais fácil detectar uma ameaça ou oportunidade.

Os insights são compostos por seis seções, e cada uma delas mostra uma forma diferente de analisar como os clientes interagem com a sua ficha cadastral do GMN:

1) Como os clientes encontram sua ficha cadastral;

2) Onde os clientes encontram você no Google;

3) Ações de clientes;

4) Solicitações de rotas de carro;

5) Chamadas; e

6) Fotos.

Vou falar sobre as 6 seções, vamos lá?

1) Como os clientes pesquisam sua empresa

É importante ressaltar que este gráfico está apenas relatando impressões (não cliques), ou seja, está apenas mostrando a frequência com que a sua empresa está sendo exibida em pesquisas e não quantas vezes os usuários clicaram na sua empresa.

insights_google_meu_negocio

Neste insight, o Google apresenta como os clientes pesquisam a sua empresa:

  • Diretamente (pelo nome ou endereço da sua empresa); ou
  • Descoberta (por uma categoria, serviços ou produtos que você oferece).

Neste insight são oferecidas 3 tipos de métricas:

1) Total de pesquisas;

2) Pesquisas diretas; e

3) Pesquisas de descoberta.

Como interpretar os dados, neste caso?

É claro que cada caso é um caso, mas de forma ampla:

Se a taxa de pesquisas diretas é alta, talvez isso queira dizer que você tem clientes fies e que existe espaço para investir em SEO Local para melhorar seu posicionamento no Google aumentando as chances de a sua empresa ser descoberta por mais clientes.

Agora, se a taxa de descoberta é alta, é uma confirmação de que você fez um bom trabalho de otimização em SEO Local, mas é hora de trabalhar o engajamento com a sua marca e pensar em estratégias de fidelização de clientes.

2) Onde os clientes veem sua empresa no Google

insight_visualizacoes_google_meu_negocio

Este insight mostra quantas pessoas encontraram sua empresa usando as pesquisas do Google ou usando o Google Maps.

Para visualizar a quantidade de visualizações em um determinado dia, posicione o cursor sobre o segmento no dia em que deseja consultar.

É possível analisar os gráficos separadamente, basta clicar em uma caixa e selecionar “Ficha na Pesquisa Google” ou “Ficha no Google Maps”.

Uma pergunta bem frequente é:

Por que as visualizações totais não correspondem às pesquisas totais no gráfico “Como os clientes pesquisam a sua empresa”?

diferenca_insights_google_meu_negocio

A ideia aqui é uma visão total:

Por exemplo, alguém realiza uma busca no Google Maps e vê os resultados de negócios locais listados ao lado, mesmo que ele esteja procurando por outra coisa é possível que  a sua empresa seja listada entre os resultados adicionando buscas reais, ou seja, onde os usuários estão procurando o nome ou a categoria da sua empresa. Isso explica a diferença de resultados.

3) Ações dos Clientes

insight_acoes_clientes_google_my_business

Esta gráfico é auto-explicativo, como ele você tem acesso a dados como:

  • Quantidade de pessoas que acessaram o seu website;
  • Quantidade de pessoas que solicitaram rotas; (Obs.: Se as solicitações de rota são muito altas, provavelmente, é porque você está em um prédio e o Google está somando as solicitações de rota de outras empresas no mesmo endereço com as suas.);
  • Quantidade de pessoas que ligaram para você; e
  • Quantidade de bate-papos com você (Novidade).

Assim como no insight “Onde os clientes veem sua empresa no Google” é possível analisar os gráficos separadamente, basta clicar em uma caixa e selecionar o tipo de ação.

4) Solicitações da Rota de carro

Neste insight não muito o que falar. São apresentados o total e os dias em que os usuários solicitaram rotas de carro.

5) Chamadas Telefônicas

Este gráfico apresenta o total e os dias em que os usuários ligaram para você.

chamadas_telefonicas_google_my_business

6) Fotos

Aqui são apresentados a quantidade em que suas fotos foram visualizadas em comparação com as fotos de outras empresas.

Obs.: Caso as suas visualizações de foto sejam altas, você não está sozinho. Em todas as fichas que eu já olhei até hoje as visualizações de foto são altas, mesmo negócios em que o segmento não seja lá muito cativante. A explicação para isso é que o Google, no caso de fotos, não conta visualizações como sendo uma ação única, se por exemplo, você acessar a ficha cadastral de uma empresa e ela tiver 80 fotos postadas, caso você clique em visualizar e não clicar em nenhuma foto específica o Google contará como 80 visualizações.

insight_google_meu_negocio

analise_google_meu_negocio

Esse dado compara a quantidade de fotos da sua empresa com a de outras empresas, e nem preciso dizer que a sua empresa tem a obrigação de superar o concorrente também nesse quesito.

Para cada insight, você pode selecionar o intervalo de tempo que deseja analisar. Os intervalos de tempo vão de 1 semana a 90 dias.

tempo_analise_google_meu_negocio

Bem, acho que agora você tem condições de analisar e interpretar os dados sobre a sua empresa, que vão lhe ajudar a tomar decisões mais embasadas e acertadas.

Até aqui percorremos 6 passos que são essenciais para a criação de uma presença online consistente com o Google Meu Negócio, agora vamos dar alguns passos além do trivial para se destacar da multidão.

 

Passo 7. Indo além do básico

Neste passo vamos falar das novas funcionalidades do Google Meu Negócio, nos últimos meses (Junho, Julho e Agosto de 2017) o Google lançou quatro novas funcionalidades:

1) Google Website Builder;

2) Postagens;

3) Bate-papo; e

4) Perguntas e Respostas (Google Maps).

E como não poderia ser diferente, vou falar em detalhes sobre cada uma aqui.

1) Como fazer um site gratuito no Google com o Website Builder

Desde o ano passado (2016), o Google vinha fazendo testes, apenas em alguns países, de seu novo produto, o construtor de sites gratuito.

No dia 13 de Junho, o Google Website Builder foi lançado oficialmente em todo o mundo.

Com o objetivo de ajudar pequenas empresas que ainda não tem um site, o construtor de sites do Google faz muito sentido especialmente aqui no Brasil, pois a grande maioria das empresas brasileiras não têm site.

Desde o seu lançamento mais de 100 mil novos sites já foram criados em todo o mundo.

O construtor de sites é acessível através do Google Meu Negócio.

O website gratuito criado com a ferramenta não substitui um site completo com várias páginas e algumas características como title tag, meta description, botões para chamada de ação (CTA), botões de compartilhamento social etc.

Mas se você está começando um novo negócio agora ou se a sua empresa ainda não possui um site esta ferramenta pode ser uma boa opção.

Chega de falar, agora vou lhe ensinar como criar seu website gratuito com a ferramenta Google Website Builder.

Mãos à obra!

Etapa 1) Acesse a guia  “Website” no painel de gerenciamento do seu Local.

site_gratuito_google_meu_negocio

Etapa 2) Ao clicar, uma nova tela de carregamento abrirá com a mensagem “Criando seu site…”;

criacao_site_gratuito_google_meu_negocio

Dados como: nome da empresa, fotos, horários de funcionamento e localização serão inseridos automaticamente em seu site. Qualquer alteração que você fizer no GMN será inserida ou atualizada também no seu site.

Etapa 3) Imagem de Capa – Logo em seguida seu site será criado e o primeiro passo é alterar a imagem de capa;

imagem_capa_google_site

Etapa 4) Tema – Há 10 opções de temas disponíveis com cores e fontes diferentes, o layout em si não muda. Não é possível personalizar, então escolha o tema que mais combine com a identidade da sua marca;

tema_google_meu_negocio_site

Etapa 5) Editar – Clique em “Editar” para criar o título, a descrição, o cabeçalho do resumo e o corpo do resumo.

editar_google_site_google_meu_negocio

Etapa 6) Fotos – Insira fotos (da sua empresa, dos produtos ou serviços, dos clientes etc…)

fotos_site_google_meu_negocio

Etapa 7) Publicar – Acesse as “Configurações” e confira se o idioma está correto e clique em “Publicar”.

publicar_site_google_meu_negocio

Etapa 8) Domínio – Escolha o nome que aparecerá na sua URL.

Obs.: É possível usar um nome de domínio existente para o novo site, clique aqui e descubra como.

domino_site_gratuito_google_meu_negocio

Se você já tem um website vinculado ao seu local no Google Meu Negócio, logo abaixo da escolha da URL aparecerá uma caixa para você selecionar caso queira que o website criado seja o seu endereço na Pesquisa Google e Google Maps. Se o seu site já está ranqueando no Google, sugiro desmarcar essa opção.

site_principal_pesquisa_google_maps

Parabéns, seu site foi criado!

Clique aqui e dê uma olhada no site que eu criei mostrando as etapas aqui para você.

Na final página criada são mostrados:

  • O mapa do Google Maps;
  • As informações de contato; e
  • Os horários de funcionamento do negócio.

informacoes_site_gratuito_google_meu_negocio

Todas essas informações são gerenciadas a partir da sua ficha cadastral no Google Meu Negócio.

O site gratuito também é responsivo aos dispositivos móveis, ou seja, ele é amigável às telas dos celulares.

É claro que esta é uma versão 1.0 lançada pelo Google. A ferramenta é escassa de recursos e há muitas perguntas que só o tempo poderá respondê-las. De qualquer maneira é uma forma de introduzir pequenas empresas no mundo digital.

2) Como fazer Postagens no Google Meu Negócio

Google anunciou, no dia 22 de Junho, o lançamento das Postagens Google.

Mas o que são as Postagens do Google?

A ferramenta permite que uma empresa cadastrada no GMN crie um microblog diretamente no resultado do Painel de conhecimento.

postagem_google_meu_negocio

Os usuários podem clicar para lerem a publicação completa.

publicacao_google_meu_negocio

Os usuários também podem compartilhar a postagem com outras pessoas.

compartilhar_postagem_google_meu_negocio

As publicações têm vida útil de uma semana (7 dias). As postagens que forem criadas como evento durarão até o prazo do evento.

Você deve estar se perguntando:

Como as Postagens do Google Meu Negócio podem ajudar o meu negócio local?

Ao pesquisar por um produto/serviço os usuários avaliam várias empresas antes de fazer uma escolha final. Com as postagens, você pode compartilhar conteúdo útil e relevante que destaque a sua empresa e chame a atenção dos potenciais clientes.

Aqui estão algumas ideias para usar com as Postagens:

  • Compartilhe conteúdos educativos sobre seus produtos, serviços ou sobre a empresa;
  • Crie caminhos que os usuários se inscrevam na sua newsletter;
  • Publique promoções que incentivem os clientes a aproveitarem suas ofertas;
  • Apresente seus melhores produtos e destaque as novidades; e
  • Promova seus eventos.

Para criar postagens para a sua empresa, basta seguir a seguintes etapas:

Etapa 1) Acesse o Painel de Controle do seu Local e clique em “Postagens” ou em “Criar Postagem”;

criar_post_google_meu_negocio

Etapa 2) Clique em “Escrever Postagem” ou no ícone na parte inferior;

passo2_postagens_google_meu_negocio

Etapa 3) Insira uma imagem – Tamanho ideal 790×790;

passo3_postagem_google_meu_negocio

Etapa 4) Escreva sua postagem de 100 a 300 palavras;

passo4_postagem_google_meu_negocio

Etapa 5) Aqui você tem a opção de fazer do seu post um Evento. As informações que você pode inserir sobre o evento são: título, data e hora de início e data e hora de término;

passo5_postagem_google_meu_negocio

Etapa 6) Ou você pode criar um CTA (Chamada para Ação) para direcionar os usuários para uma página do seu site, ou para a sua newsletter etc. Existem 5 tipos de CTA disponíveis: saiba mais, reservar, inscrever-se, comprar e salvar oferta;

passo6_postagem_google_meu_negocio

Etapa 7) Para publicar a sua postagem, clique em “Visualizar” e depois clique em “Publicar”.

passo7_postagem_google_meu_negocio

passo8_postagem_google_meu_negocio

Pronto, o seu post foi publicado”

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3) Como ativar o Bate-papo do Google Meu Negócio

O bate-papo é mais um dos recursos e ferramentas lançadas pelo Google em 2017. Aqui no Brasil, ele foi lançado no dia 15 de Julho.

A ferramenta permite que você troque mensagens, por SMS ou pelo aplicativo Allo, com os seus clientes.

mensagem_chat_google_meu_negocio

Até o momento o recurso está disponível para celulares com o sistema Android.

Você precisará de alguém em sua empresa que esteja pronto para receber e responder as mensagens via SMS ou Allo, pois o Google irá apresentar para o usuário o tempo de resposta.

Para ativar a funcionalidade, siga as etapas seguintes:

Etapa 1) Acesse o Painel de Controle do seu Local e clique em “Mensagens” ou “Ativar a troca de mensagens”;

bate_papo_google_meu_negocio

Etapa 2) Adicione um número de telefone (móvel) que você deseja receber mensagens;

telefone_mensagem_google_meu_negocio

Etapa 3) Insira o código de 5 dígitos que você receberá por SMS em seu telefone;

mensagem_google_meu_negocio

Etapa 4) Crie uma mensagem de boas-vindas e clique em “Salvar”.

mensagem_boas_vindas_bate_papo

Pronto, agora você já pode receber mensagens dos seus potenciais e atuais clientes!

chat_googel_meu_negocio

Aqui encerramos a trilogia de novidades do Google em 2017, pelo menos até o momento (Julho 2017).

 

Passo 8. Dominando o Google Meu Negócio

Neste passo vou cobrir algumas das maiores dúvidas que recebo diariamente:

  • Como Excluir um Local
  • Como Transferir Propriedade
  • Como Adicionar um Local
  • Todos os Locais
  • Configurações

Como remover um local do Google Meu Negócio e do Google Maps

Esta é uma das questões top 5 sobre o Google Meu Negócio, por isso ela não poderia ficar de fora do nosso guia.

“Como excluir um local do GMN?” é um pergunta que parece inofensiva, mas sua resposta é bem complexa. Não existe uma única maneira de se fazer isso, pois o seu cenário particular é quem vai definir quais instruções você deve seguir.

Portanto, as instruções que vou dar a você serão apresentadas de acordo com cenários diferentes. Vamos lá?

Cenário 1) Você não quer mais administrar uma ficha cadastral

Este cenário se aplica a quem administra uma ficha cadastral verificada em sua conta GMN e que deixar de administrá-la.

Etapa 1) Acesse o Painel do seu Local GMN e clique em “Editar” ou “Informações”

informacoes_empresa_google_meu_negocio

Etapa 2) Clique em “Fechar ou Remover ficha cadastral”;

remover_local_verificado_google_meu_negocio

Etapa 3) Clique em “Remover Listagem”;

remover_listagem_google_meu_negocio

Etapa 4) Marque todos as caixas de seleção e clique em “Excluir”.

excluir_conta_google_meu_negocio

Não se preocupe, o último passo NÃO exclui sua conta do Google ou a listagem em si. Simplesmente não a verifica para que você não controle mais isso. A lista ainda existe e outra pessoa pode assumir o controle.

Cenário 2) Você quer marcar uma empresa como permanentemente fechada

Se você está quer congelar as atividades da sua empresa no GMN por algum tempo, esta opção é ideal para você.

Etapa 1) Acesse o Painel do seu Local GMN e clique em “Editar” ou “Informações”;

informacoes_empresa_google_meu_negocio

Etapa 2) Clique em “Fechar ou Remover ficha cadastral”;

remover_local_verificado_google_meu_negocio

Etapa 3) Clique em “Marcar como Permanentemente Fechada”;

local_permanentemente_fechado_google_meu_negocio

Etapa 4) Clique em “OK”.

local_fechado_google_meu_negocio

Você verá uma mensagem do Google: “Os locais permanentemente fechados continuam aparecendo no Google, mas com visibilidade reduzida. Se a empresa for aberta novamente, você poderá remover a etiqueta.”

Cenário 3) Local Duplicado (As duas listas têm exatamente o mesmo endereço)

A solução mais indicada neste cenário é entrar em contato com o Suporte do Google e solicitar a junção das listas.

Veja como entrar em contato com o Suporte do Google:

Etapa 1) Acesse a Ajuda do Google Meu Negócio e clique em “Corrigir Problema”;

acesso_suporte_google_meu_negocio

Etapa 2) Clique em “Propriedade ou acesso à minha empresa”;

canal_suporte_google_meu_negocio

Etapa 3) Clique em “Outra pessoa aparece como proprietária da área de cobertura da minha empresa ou a verificou”;

Etapa 4) Escolha qual o canal de atendimento melhor se encaixa ao seu perfil.

Você também pode sinalizar uma empresa duplicada através do Google Maps, veja como:

Etapa 1) Acesse o Google Maps e clique em “Sugerir mudança”;

sugerir_mudanca_google_maps

Etapa 2) Na parte superior (no lado direito da frase “O local está permanentemente fechado ou nunca existiu”) arraste o botão para a esquerda até ficar azul escrito “Sim”.

empresa_duplicada_gogole_meu_negocio

Etapa 3) Selecione a opção “Duplicado” e clique em “Enviar”.

local_duplicado_google-meu_negocio

Pronto, o local duplicado foi sinalizado!

Cenário 4) Local Duplicado (O endereço está errado e a sua empresa nunca existiu lá)

Para excluir um local duplicado com o endereço errado, siga as etapas:

Obs.: O local que você quer excluir tem avaliações e você não quer excluí-las também, o que fazer neste caso? É possível mover as avaliações, basta clicar aqui e solicitar ao Google para transferir os comentários.

Etapa 1) Acesse o Google Maps e clique em “Sugerir mudança”;

sugerir_mudanca_google_maps

Etapa 2) No parte superior (no lado direito da frase “O local está permanentemente fechado ou nunca existiu”) arraste o botão para a esquerda até ficar azul escrito “Sim”; e

empresa_duplicada_gogole_meu_negocio

Etapa 3) Selecione a opção “Nunca Existiu” e clique em “Enviar”.

local_nunca_existiu_google_meu_negocio

Cenário 5) Local Duplicado (Você mudou de endereço)

Para excluir sinalizar que o seu negócio se encontra em um novo endereço, siga as etapas:

Obs.: O local que você deseja atualizar tem avaliações e você não quer perdê-las o que fazer neste caso? É possível mover as avaliações, basta clicar aqui e solicitar ao Google para transferir os comentários.

Etapa 1) Acesse o Google Maps e clique em “Sugerir mudança”;

sugerir_mudanca_google_maps

Etapa 2) No parte superior (no lado direito da frase “O local está permanentemente fechado ou nunca existiu”) arraste o botão para a esquerda até ficar azul escrito “Sim”; e

empresa_duplicada_gogole_meu_negocio

Etapa 3) Selecione a opção “Mudou”, preencha com o novo endereço e clique em “Enviar”.

mudou_endereco_google_meu_negocio

Pronto o seu novo endereço foi sinalizado!

Encerro aqui as dicas sobre como remover um local do Google Meu Negócio e do Google Maps.

Como Transferir Propriedade

Na seção “Usuários” você pode verificar quem é o Proprietário principal da conta.

usuario_google_meu_negocio

Assim como também pode convidar novos usuários com algumas finalidades:

  • Conseguir ajuda de outras pessoas para gerenciar o seu local; e
  • Transferência de Propriedade.

Para adicionar novos usuários siga as etapas a seguir:

Etapa 1) Clique em Adicionar usuários;

adicionar_novo_usuario_google_meu_negocio

Etapa 2) Preencha com o email desejado, escolha a função do novo usuário entre: Proprietário, Gerente e Gerente de Comunicações; e clique em “CONVIDAR”.

convidar_novo_usuario_google_meu_negocio

Etapa 3) A pessoa que foi convidada receberá um email em que ela poderá aceitar o convite em dois passos;

email_novo_usuario_google_meu_negocio-1

aceitar_convite_novo_usuario_google_meu_negocio

Pronto o novo usuário foi adicionado!

usuario_novo_google_my_business

Se você quiser transferir a propriedade basta selecionar o novo usuário como “Proprietário principal”.

transferencia_de_propriedade_google_meu_negocio

Caso você precise remover algum usuário é só clicar no “x” no canto direito.

Como Adicionar um Local à sua conta GMN

adicionar_local_google_meu_negocio

Nesta seção é possível criar e gerenciar mais locais.

Se a sua conta não foi verificada em massa, como é o caso da grande maioria, o limite é de até 100 fichas de empresas, ou seja, você só poderá adicionar até 100 locais à sua conta.

Não vou me aprofundar em Verificação em Massa, então vou mostrar quem não é qualificado para a verificação em massa e, portanto, se encaixa no processo de adicionar locais:

  • Empresas com menos de 10 locais: solicite a confirmação de locais individuais;
  • Empresa da área de serviço: solicite a confirmação de locais individuais;

Todos os Locais

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Nesta seção é onde você vai obter todas as informações sobre a sua conta no Google Meu Negócio.

painel_conta_google_meu_negocio

O Painel de Controle da sua conta é dividido em 4:

1) Resumo da Conta

resumo_conta_google_meu_negocio

No resumo da conta você tem acesso aos dados das suas fichas cadastrais como:

  • Locais Publicados
  • Locais Não Publicados
  • Local com Análises Pendentes
  • Locais Permanentemente Fechados
  • Locais Desativados
  • Locais Suspensos
  • Locais Duplicados

Clique aqui para entender melhor o que significa cada status listado acima.

2) Pendências

pendencia_conta_google_meu_negocio

Nas pendências são relatados problemas relacionados a sua conta para que você resolva.

3) Confirmar horário de funcionamento durante feriados

Não há nada de especial para declarar sobre esta seção, o nome já é auto-explicativo, se quiser saber mais sobre como adicionar horários especiais a sua ficha cadastral clique aqui.

confirmar_horarios_google_meu_negocio

4) Locais

gerenciar_locais_conta_google_meu_negocio

Nesta aba existem funcionalidades importantes e vou falar sobre cada uma delas.

1) Fazer o download de insights

Eu já falei sobre os Insights, se você ainda não viu clique aqui. Mas ainda não havia dito que era possível fazer download dos insights.

Ao clicar em “Fazer download de insights” o Google Meu Negócio irá gerar um relatório dos insights da sua ficha cadastral com base no intervalo que você selecionar (7 dias, 30 dias, 90 dias e Intervalo personalizado).

O arquivo é gerado no formato csv.

A funcionalidade só está disponível para empresas verificadas.

2) Fazer o download de locais

download_local_google_meu_negocio

3) Aqui você pode selecionar os tipos de locais que irão aparecer no painel.

conta_google_my_business

4) Você pode alterar o modo de visualização da sua empresa para: Card, Lista e Mapa.

visualizacao_card_google_meu_negocio

visualizacao_mapa_google_meu_negocio

5) Gerenciar Local

A partir deste comando você acessa o Painel de Controle do seu local.

gerenciar_locais_conta_google_meu_negocio

6) Ver Local

É possível ver como a sua ficha cadastral aparece na Pesquisa do Google.

gerenciar_locais_contas_google_meu_negocio

Configurações

Nas configurações você pode selecionar quais tipos de informações deseja receber nas notificações por email.

notificacoes_email_google_meu_negocio

Ajuda Google Meu Negócio

No ajuda é possível pesquisar sobre funcionalidades, acessar todos os artigos de ajuda do Google Meu Negócio, como visitar o fórum de ajuda e também enviar feedback.

ajuda_google_meu_negocio

 

Passo 9. Próximos passos

Você leu sobre quais são os passos necessários para criar, otimizar e gerenciar uma conta no Google Meu Negócio. Agora é a hora de colocar esses conhecimentos em prática.

Para facilitar o processo criei um kit para você que contém:

  • 1 checklist passo a passo que irá ajudá-lo a otimizar todas as informações sobre a sua empresa no Google Meu Negócio;
  • 2 modelos editáveis, que ensinam as pessoas como deixar um comentário no Google ou no Google Maps sobre a sua empresa, para você imprimir e entregar aos seus clientes; e
  • 1 passo a passo ensinado você a criar um link direto para as avaliações da sua empresa, facilitando o processo para o cliente deixar uma avaliação.

Baixe agora o checklist e os modelos editáveis, logo aqui embaixo:

 

Showing 5 comments
  • Rennan
    Responder

    Post FODA!!!

    • Leandro Nogueira
      Responder

      Obrigado Rennan!

  • Allan Lemaja
    Responder

    Muito obrigado Leandro.
    Eu já tinha feito basicamente todos os passos quando criei meu google negócios mas meio que intuitivamente e seguindo as diretrizes automáticas que o próprio google proporciona.
    Mas realmente o seu passo à passo está perfeito e muito bem explicado.
    Serve para qualquer um que não tenha noção ou queira otimizar seu google negócios.

    Parabéns!!!

    • Leandro Nogueira
      Responder

      Eu que lhe agradeço, Allan, pelo feedback. Realmente o Google Meu Negócio evoluiu bastante ao longo dos anos se tornando uma ferramenta bem intuitiva, você está de parabéns por usar isso a seu favor. Fico muito feliz que tenha gostado. Grande Abraço!

  • Leandro Nogueira
    Responder

    Olá!

    Essqueci de dizer que se você tiver alguma dúvida sobre qualquer coisa que eu mencionei aqui, sinta-se à vontade para me enviar um email: leo.nogueira@elolocal.com.br.

    Ou deixe um comentário abaixo. Será um prazer conversar com você!

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